Os déficits da Petrobras no governo Dilma
Uma empresa pública não necessita necessariamente obter lucros, mas também não pode acumular prejuízos. Mas isso não é bem o caso da Petrobras que não é uma empresa pública, mas uma sociedade de economia mista, porque a participação do Governo Federal , incluindo o BNDES e o BNDESpar, não chega a 37%.
A Petrobras sempre obteve altos lucros, conforme demonstrado no Gráfico abaixo, com exceção do triênio 2014-2016, quando ocorreram altos prejuízos. Nesse período ocorreu grande corrupção, o que ficou comprovado pela operação Lavajato. No entanto, a principal causa dele foi a política de preço dos combustíveis, utilizada como instrumento de combate à inflação.
Essa política foi abandonada, com o estabelecimento dos preços internos em função do preço do petróleo do mercado internacional e da variação cambial do real em relação ao dólar.
Nos exercícios de 2018 voltaram os resultados positivos. No exercício de 2019, o lucro líquido apurado foi de R$ 40,7 bilhões, mas o Ebitda foi de R$ 128,2 bilhões, com um crescimento de 12,5% sobre 2108, segundo a fonte, conforme link.